WordPress como aliado às estratégias de marketing digital

Ivon Filho

Ivon Filho

Procurando desenvolvedor freelancer para seu projeto?

As empresas que planejam ter um site ou blog podem utilizar o wordpress para ajudar nas estratégias de marketing digital, uma excelente ferramenta para potencializar os resultados e organizar todo o processo de publicação e organização das páginas.

Um ponto importante no uso da ferramenta é entender qual o espaço que o WordPress pode ocupar no planejamento de marketing digital, assim será mais fácil pensar nas estratégias para fortalecer a imagem do negócio e ter um calendários mais claro das ações em um ambiente propício para o constante desenvolvimento da marca.

O que é o WordPress?

WordPress é uma plataforma de publicação de blogs e sites da categoria CMS (Content Management System), em português, Sistema de Gestão de Conteúdo.

Com isso, a plataforma permite que qualquer pessoa possa criar conteúdos e publicá-los em seu próprio site ou blog de forma efetiva e simples, mesmo sem ter grandes conhecimentos técnicos sobre programação e critérios de posicionamento, “democratizando” o acesso e as possibilidades de desenvolvimento no meio digital.

Isso é possível porque no WordPress consegue-se escolher o design e aparência que o site/blog terá, além de publicar os conteúdos de modo intuitivo e com critérios para bom ranqueamento, fatores esses bastante positivos.

Mais ainda, por ser uma plataforma de código aberto, incentiva a colaboração entre as pessoas que usam a ferramenta, permitindo que os usuários criem plugins e otimizem o uso da plataforma, bem como interajam para sanar dúvidas.

Vantagens do WordPress no marketing digital

O WordPress é fácil de utilizar, permitindo que qualquer pessoa possa ter um site ou um blog. Com isso, as marcas podem aproveitar a plataforma para explorar um dos maiores pilares do Marketing Digital, que é o desenvolvimento de conteúdo para atração/fidelização de clientes.

Com a plataforma, a publicação de conteúdos e gerenciamento de posts acontecem de modo simples e rápido.

A mensuração de resultados, algo fundamental no marketing digital, pode ser feita no WordPress através das estatísticas do site, onde pode ser monitorado o número de visitantes, localização do acesso, bem como a visualização de gráficos e mapas, entre outros detalhes.

Além do gerenciamento dos resultados, é possível verificar e até controlar quem terá acesso à plataforma, assim o trabalho em equipe fica mais prático e os conteúdos podem ser otimizados e publicados por mais de um responsável, conforme os acessos são cedidos. É basicamente uma divisão de quem irá editar o site, quem publica e assim por diante.

Por conta disso, o WordPress pode contribuir de diferentes maneiras para o marketing digital da sua marca, sendo que as principais ações são:

  • Atrair novos leads (potenciais clientes);
  • Otimizar o SEO (Search Engine Optimization);
  • Trabalhar/criar base para o remarketing;
  • Possibilitar e melhorar a indexação;
  • Ampliar e qualificar o relacionamento com o cliente;
  • Automatizar o marketing com qualidade.

Estes são alguns dos principais benefícios em utilizar o WordPress aliado às estratégias de marketing digital do seu negócio, demonstrando as facilidades agregadas.

Como e quais técnicas de marketing podem ser aplicadas no WordPress?

O WordPress é uma plataforma que vai muito além da criação de blogs, com ela é possível desenvolver um e-commerce (loja virtual), sites e landing page, graças a sua capacidade de ser multiplataforma.

Esta plataforma pode ser utilizada para fortalecer a imagem da empresa e melhorar as ações de marketing, assim como anunciar no Google Ads, outra estratégia muito presente no planejamento de marketing em diversas áreas.

Para incorporar o WordPress corretamente nas estratégias de marketing digital, é necessário escolher os plugins corretos e identificar alguns aspectos que as páginas precisam ter. Para isso, algumas dicas são importantes, como:

1. Crie um site responsivo

O WordPress ajuda muito a potencializar o SEO, principalmente em sites responsivos. Os buscadores como Google, Bing e Yahoo favorecem o posicionamento de sites que são responsivos, ou seja, que se adaptam a diferentes dispositivos móveis, melhorando a experiência dos usuários.

Para um site responsivo, os profissionais podem utilizar o Elementor, um editor de temas muito interessante para o WordPress.

2. Conecte o seu site às redes sociais

Integrar o seu site WordPress com as mídias sociais é um passo muito importante para as estratégias de marketing digital, alcançando mais pessoas de forma adequada e segmentada – migrando a audiência para uma plataforma própria.

Isso pode ser feito com a instalação de ferramentas que possam integrar vários canais de comunicação.

Ao conectar com Instagram, Facebook e outras mídias sociais ao seu site, a criação de anúncios se torna mais fácil.

Outra dica que pode ajudar é entender como funciona o Facebook Ads, plataforma que possibilita a elaboração de campanhas que ajudam na visibilidade da marca.

3. Utilize landing pages para geração de leads

É importante ter um bom tráfego no site e, se aproveitado da forma correta, promove diversas oportunidades para gerar leads. Este processo pode ser feito a partir das landing pages e formulários.

Formulários, por exemplo, podem ser usados no WordPress, graças à ferramenta de automação do marketing. Nos casos em que o empreendedor não tem acesso a esta ferramenta, escolher um plugin é uma boa solução, permitindo otimizar e criar uma página própria para a coleta de dados de potenciais clientes.

Considerações finais

O WordPress possibilita a criação de URLs amigáveis, facilita a atualização de conteúdos e disponibiliza um design leve que acelera o tempo de carregamento, aspectos esses fundamentais para o bom posicionamento em ferramentas de busca e, consequentemente, um maior alcance aos usuários.

A definição de títulos, tags e descrição de textos e imagens são outras funções disponíveis na plataforma e que ajudam no SEO, parte importante do marketing digital e posicionamento.

Portanto, entender como utilizar o WordPress e ferramentas complementares como o Instagram Ads nas estratégias de marketing digital são formas de aumentar as vendas, fortalecer a imagem do negócio perante o mercado e o público, além de ter mais credibilidade e bons lucros.

Rolar para cima